segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Brahma

Ela é clara, brilhante, transparente e internacionalmente conhecida. Quando é dita a expressão “A número 1” o que vem na cabeça do consumidor é a marca de cerveja ou chope BRAHMA, uma das mais conhecidas e respeitadas do mercado brasileiro, consumida por um fiél exército de "Brahmeiros".

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A história
Tudo começou quando o engenheiro suíço Joseph Villiger, acostumado ao sabor das cervejas européias, resolveu abrir seu próprio negócio começando a fazer cerveja em casa. Saboreada primeiramente entre amigos, sua cerveja acabou agradando a vários paladares e ficou tão famosa que ele, juntamente com o brasileiro Paul Fritz e Ludwig Mack, em 1888, inaugurou a Manufactura de Cerveja Brahma Villiger & Companhia, na Rua Visconde de Sapucahi número 128, Rio de Janeiro, lançando comercialmente a BRAHMA CHOPP, nas versões clara e escura, inicialmente vendida somente em barril de madeira. No início, a manufatura foi inaugurada com uma composição diária de 12.000 litros de cerveja e 32 funcionários.
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A palavra BRAHAMA significa um deus da Índia cultuado, principalmente, junto ao lago de Pushkar, em cujas águas, quem se banha, tem todos os pecados perdoados, por piores que sejam. Porém, há indícios que o nome BRAHMA tenha sido escolhido como uma suposta homenagem ao inventor da válvula de chope, o inglês Joseph Brahma. Meses depois, no dia 6 de setembro, a Junta Comercial da Capital do Império concede à Villiger & Cia. o registro da marca BRAHMA. Neste documento, uma mulher envolta por ramos floridos de lúpulo e cevada simbolizava a principal imagem do primeiro rótulo da BRAHMA.
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- Em 1894, a pequena cervejaria foi vendida para a firma George Maschke e Cia, que modernizou e ampliou. No dia 12 de agosto de 1904, com a produção de seu chopp em tonéis chegando a 6 milhões de litros e com 9 depósitos, todos localizados no centro do Rio de Janeiro, nascia a Companhia Cervejaria Brahma da fusão entre Georg Maschke & Cia. Cervejaria Brahma e da Preiss Häussler & Cia. Cervejaria Teutonia. Em 1921 é firmado contrato de promessa de venda da Cervejaria Guanabara à Companhia Cervejaria Brahma. A Cervejaria Guanabara, antes Cervejaria Germania, foi uma das mais antigas do país e, depois de adquirida pela empresa chamou-se Filial São Paulo, também foi conhecida por Filial Paraíso, iniciando assim a fabricação de cervejas das cervejas BRAHMA em São Paulo. - - Somente em 1934, em pleno carnaval, o chope da BRAHMA foi engarrafado e passou a se chamar oficialmente BRAHMA CHOPP, para levar consigo a fama que o chope já havia conquistado. Ary Barroso e Bastos Tigre compuseram a marchinha “Chopp em Garrafa” que, cantada por Orlando Silva, propagou a grande novidade. De garrafa em garrafa a BRAHMA CHOPP passou a ser a cerveja mais consumida do país. Nesse ano, a produção alcançou os 30 milhões de litros de cerveja. A diversificação de cervejas da marca começou na década de 40, quando, com extrato forte e encorpado, é lançada no mercado a BRAHMA EXTRA em garrafas de 600ml. Em 1954 a cervejaria já contava com 6 fábricas e uma maltaria; e dez anos depois praticamente já havia conquistado todo o território nacional. - - Em 1965 iniciam-se os trabalhos das primeiras revendas exclusivas BRAHMA, constituídas em sua maioria por antigos funcionários da empresa. Essa iniciativa ampliou ainda mais o alcance de distribuição da cerveja BRAHMA. As novidades em relação a embalagens começaram em 1967 com a introdução em caráter experimental da garrafa de 300ml, apelidada de BRAHMINHA; cinco anos mais tarde, em 1972, com o lançamento da BRAHMA CHOPP e da BRAHMA EXTRA em lata de folhas de flandres; e em 1978, com o lançamento da cerveja em garrafa de vidro personalizada na cor âmbar (antes era engarrafada em vasilhames de qualquer cor). A década de 80 começou com uma grande novidade: a BRAHMA BEER, cerveja destinada exclusivamente para exportação. Nesta época a revista The Washingtonian elege a BRAHMA BEER como a melhor cerveja importada nos Estados Unidos. Era o começo de internacionalização da marca BRAHMA. Dois anos depois, em 1982, surpreende o mercado ao lançar a primeira cerveja Light do país, com baixa fermentação e baixo teor alcoólico. Em 1986 a cerveja BRAHMA foi lançada, em lata, na cidade de Tóquio no Japão. - - Uma grande mudança aconteceria quando o Grupo Garantia adquire o controle acionário da Companhia Cervejaria Brahma em 27 de outubro de 1989 e a partir daí, são iniciadas as construções de novas fábricas. A década de 90 tem início com grandes novidades: em 1991, é lançado o Serviço ao Consumidor Brahma que surgiu junto com o Código de Defesa do Consumidor para garantir apoio e satisfação aos nossos consumidores; e em 1992, inicia-se o esforço de exportação da BRAHMA CHOPP para a Argentina onde, em apenas um ano torna-se a Nº. 1 entre cervejas as importadas. Foi em 1993 que a BRAHMA inaugurou sua primeira fábrica fora do território brasileiro, localizada na Argentina. Pouco depois, em 1998, a BRAHMA CHOPP passou a ser exportada para a Europa, iniciando seu ingresso no mercado do velho continente pela França. A partir de 1999, a BRAHMA faz parte da Companhia de Bebidas das Américas (AmBev), resultado da fusão entre as cervejarias BRAHMA e Antarctica. No final de 2009, a Ambev, proprietária da marca BRAHMA, anunciou um acordo de patrocínio com a FIFA (Federação Internacional de Futebol) para a Copa do Mundo de 2010, que será realizada na África do Sul. A BRAHMA será a patrocinadora oficial do evento, ocupando o lugar antes cativo da Budweiser. A iniciativa está em sintonia com a sua estratégia de marketing que prevê a transformação da BRAHMA em uma marca global.
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